Dicas

Rodízio municipal – Rodízio de Carros em São Paulo

Rodizio municipal

Rodízio de Carros em São Paulo

O rodízio de carros em São Paulo é uma medida adotada desde 1997 com o objetivo de controlar o tráfego nos horários de pico na capital paulista. Este sistema restringe a circulação de veículos de acordo com o final da placa, contribuindo para a redução de congestionamentos. Neste artigo, exploraremos os detalhes essenciais sobre o rodízio, desde seu funcionamento até as isenções disponíveis.

Rodizio municipal

Funcionamento do Rodízio de Carros em São Paulo

O rodízio ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h pela manhã e das 17h às 20h à tarde. Cada veículo, independentemente de sua origem, é impedido de circular no centro expandido da cidade em um dia específico da semana, determinado pelo final de sua placa. Aos finais da semana, a circulação é permitida para todos.

Finais de Placas no Rodízio de Carros

A distribuição dos dias de rodízio ocorre conforme os finais das placas dos veículos. Segunda-feira é reservada para placas com finais 1 e 2, terça-feira para 3 e 4, quarta-feira para 5 e 6, quinta-feira para 7 e 8, e sexta-feira para 9 e 0.

Rodízio de Carros em São Paulo

Centro Expandido de São Paulo e suas Delimitações

O centro expandido, onde o rodízio é obrigatório, abrange diversas áreas da cidade, incluindo bairros como Liberdade, Consolação, Mooca, Pinheiros, entre outros. Um mapa detalhado do Centro Expandido está disponível no site da prefeitura de São Paulo.

Penalidades por Não Seguir o Rodízio

Circular no centro expandido durante o rodízio sem perda de permissão resultante de infração média. Isso implica em uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira do motorista.

 Isenções do Rodízio em São Paulo

Alguns veículos e passageiros têm direito à isenção do rodízio, independentemente do final da placa. Para obter essa autorização, é necessário realizar um cadastro prévio no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, na opção “Isenção de Rodízio” no menu lateral da página.

Categorias com Isenção de Rodízio

A autorização é concedida a veículos utilizados em serviços essenciais à sociedade, como médicos, táxis, transportadores de cargas, transporte coletivo, transporte escolar, entre outros. Além disso, gestantes e pessoas com problemas de saúde que comprometem sua mobilidade

Acesse o site da Prefeitura de São Paulo

Mais informações no Site da prefeitura de São Paulo

admin
the authoradmin

Deixe um comentário